Aventura pela America do Sul - Dia 12
Despertar às 07:50 Hs, mas como sempre a van atrasou novamente. A viagem até o Vale del Arcoiris é curta, mas passa primeiro pelos Petroglifos Yerbas Buenas, onde na entrada do parque pagamos a taxa e seguimos para um tour à pé a algumas pedras com pinturas e desenhos pré-históricos, nada de muito interessante. Na sorte, consegui fazer uma foto de um Halcon Peregrinno (Falcão Peregrino do deserto) que nos seguia a todo momento. Belíssimo pássaro! Depois seguimos para o verdadeiro espetáculo da natureza naquela região: um vale com montanhas verdes, amarelas, negras, vermelhas, com um riacho de àguas límpidas e brilhantes em meio a um solo ao mesmo tempo verde e arenoso.O contraste de cores e do relevo é impressionante, creio que seja algo que só se vê ali naquele lugar. Vejam vocês mesmos pelas fotos, não tenho como descrever aquelas belezas.
Mais uma sessão de "sobe e desce" com muitas fotos, e encerro os dias de passeios no mais bonito deserto do planeta.
De volta a San Pedro, fui lavar algumas roupas no hostel, almoço de carne de "vacuño" (vaca) carbonizada (isso mesmo: carbonizada, pedi, porque é assim que como churrasco de carne de boi ou porco) com purê de batatas em um parque onde havia uma festa popular e vamos andar por San Pedro para fazer a digestão. Uma passada no museu da cidade que mostra toda a história de San Pedro de Atacama e região desde a pré-história até os dias de hoje.
Depois, a "saga" para encontrar o terminal rodoviário, pré-definir uma rota precursora para no dia seguinte não errar o caminho e arriscar perder o ônibus para Santiago. Cada pessoa diz estar o terminal para um lado, foi difícil encontrar, mas acabei encontrando. Definido o caminho para o dia seguinte, resolvi experimentar uma cervejinha em um bar temático chamado Chela Cabur, onde você encontra cervejas de diversos tipos sabores e tamanhos, em um ambiente com várias TV's mostrando jogos de futebol e camisas, bandeiras ou fotos de times e jogadores de futebol. Na Copa 2014 esse bar deveria ter fervido...
Após a cerveja gigante que não consigui beber tudo, vou comprar minhas mini-garrafinhas de vinho, uma passada na Lan House para ler meus e-mails e dar notícias à família, um sanduiche gigante e volto ao hostel para arrumar as tralhas para a longa viagem de volta, mas antes dei uma passada na Igreja de San Pedro para uma oração de agradecimento por Deus ter me dado a bênção de conhecer aquela terra.
Em minha última noite em San Pedro de Atacama fui premiado com mais um banho gelado, eu não sabia onde ligar o "trem"de água quente e não havia ninguém para me orientar. Tudo bem, faz parte, a falha foi apenas e simplesmente minha dessa vez...rssss
Tudo pronto, vamos dormir para encarar a longa viagem no dia seguinte.
Gastos dia 12:
Entrada Petroglifos Hierbas Buenas: CL2000,00
Almoço: CL6300,00
Entrada Museu: CL2000,00
Farmácia (um “Sonrisal” e um “Anti-Pum”….kkkkkkk): CL1900,00
Lembranças: CL3500,00
Câmbio: U$60,00 = CL30200,00
Cerveja: CL3500,00
Garrafinhas de vinho (pacote com 8, Pinot Noir): CL7500,00
Internet: CL400,00
Sandubão gigante: CL2800,00